Categorias
Linguagem de programação

SCRATCH

Scratch – Wikipédia, a enciclopédia livre

Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT.
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

O Scratch é considerado mais acessível que linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. É diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.

Licença de uso: Código aberto com componentes proprietários.

Você pode conhecer o mais sobre o Scratch clicando aqui

Links:
Tutoriais e materiais de apoio: clique aqui
Vídeo-tutorial Crie seu jogo do Zero no Scratch: clique aqui

Categorias
Repositório de REA

PLATAFORMA ANÍSIO TEIXEIRA

Plano de Formação Continuada Territorial

A Plataforma Anísio Teixeira integra um conjunto de serviços, softwares livres e Recursos Educacionais Abertos (REA) relacionados à mediação de práticas pedagógicas e à gestão de acervos on-line, voltados para a Educação Básica e para a Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica das redes públicas de ensino do estado da Bahia.

A plataforma a é constituída por um repositório de Recursos Educacionais Abertos, como sequências didáticas, animações, simulações, jogos, vídeos, áudios, imagens e textos das mais variadas disciplinas e níveis de ensino, acompanhados de documentação e de orientação pedagógica, que podem ser pesquisados por nível de ensino, áreas do conhecimento, disciplinas, temas transversais, formatos, entre outras opções de busca.

Conta com o espaço Colaborativus, ambiente de ensino e aprendizagem colaborativa, mantido pelo Núcleo de Inovação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (NIAVA), no qual serão mediadas as turmas, as formações e os Cursos Abertos desenvolvidos pela Secretaria da Educação, pelo IAT, Universidades e demais instituições parceiras.

Além disso, disponibiliza Sites Temáticos, Aplicativos e softwares livres de apoio a produção e a colaboração; canais de mídias nos quais os professores e estudantes da rede pública estadual poderão interagir e compartilhar suas produções; as produções multimídia do Blog, os programas da TV Anísio Teixeira, da Rádio Anísio Teixeira, dos Projetos Artísticos (Ave, Face, Prove e Tal) e as videoaulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica – EMITec; com conteúdos prioritários do ensino médio; produções artísticas e científicas dos estudantes e professores; práticas pedagógicas exitosas; conteúdos de outros órgãos públicos e instituições parceiras.

Conheça mais sobre a Plataforma Anísio Teixeira clicando aqui

Categorias
Escrita Colaborativa

ETHERPAD

etherpad-logo | CompareCamp.com

Etherpad é software de código-aberto, baseado em um editor colaborativo em tempo real, permitindo que autores possam editar simultaneamente um documento de texto, e ver todas as edições dos participantes em tempo real, com a capacidade de exibir o texto de cada autor em sua própria cor. Há também uma caixa de bate-papo na barra lateral para permitir a metacomunicação .

Qualquer pessoa pode criar um novo documento colaborativo, conhecido como “pad”. Cada pad tem sua própria URL , e qualquer pessoa que conheça essa URL pode editar o pad e participar dos chats associados. Pads protegidos por senha também são possíveis. Cada participante é identificado por uma cor e um nome.

O software salva automaticamente o documento em intervalos curtos e regulares, mas os participantes podem salvar versões específicas (pontos de verificação) permanentemente a qualquer momento. A fusão de mudanças é tratada pela transformação operacional . Um recurso de “controle deslizante de tempo” permite que qualquer pessoa explore a história do pad. O documento pode ser baixado em texto simples, HTML , Open Document , Microsoft Word ou formato PDF .

Etherpad é muito personalizável por meio de plug-ins. As instruções podem ser encontradas no artigo wiki do plugin.

Também existe a versão desktop para Linux/Mac e Windows.
Faça o download do software para desktop clicando aqui

Conheça mais sobre o Etherpad clicando aqui

Categorias
Compartilhamento de Vídeo

VIMEO

Ficheiro:Vimeo Logo.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vimeo é um site de compartilhamento de vídeo, no qual os usuários podem fazer upload, partilhar e ver vídeos. Foi fundada por Zach Klein e Jakob Lodwick em dezembro de 2004.

A plataforma garante que não comercializa seus dados a terceiros, protegendo a sua conta com segurança e privacidade, oferecendo planos gratuitos e pagos, dependendo da sua necessidade.

Conheça mais sobre a Vimeo clicando aqui

Categorias
Compartilhamento de áudio

SOUNDCLOUD

SoundCloud Vector Logo - Download Free SVG Icon | Worldvectorlogo

SoundCloud é uma plataforma online de publicação de áudio utilizada por profissionais de música. Originalmente, o objetivo do site era permitir que profissionais da música trocassem ideias sobre as composições nas quais estão trabalhando, permitindo uma fácil colaboração e comunicação antes de um lançamento público. Hoje, o site também é utilizado por ouvintes e usuário da web em geral.

O site permite mostrar os arquivos de áudio enviados em widgets que simulam um diagrama de espectro abaixo do qual os usuários podem postar seus comentários sobre a música. Estes widgets podem ser embutidos em blogs e redes sociais.

Uma das principais características do SoundCloud é que ele permite aos artistas carregar suas músicas com uma URL distintivo. Ao permitir que os arquivos de som para ser incorporado em qualquer lugar, SoundCloud pode ser combinado com o Twitter e Facebook para permitir que os membros atingir seu público melhor. Simplesmente clicando em um botão de compartilhamento designado para o site que você deseja hospedar o compartilhamento e aprovar o post, o público do site pode ver o conteúdo através de seu meio de comunicação desejada. Isto contrasta com o MySpace, que apresenta música apenas no site do MySpace.

Os usuários registrados podem ouvir o máximo de conteúdo como quiserem e fazer upload de até 180 minutos de áudio ao seu perfil. Todos esses recursos são gratuitos e estão disponíveis para todos os usuários registrados do SoundCloud.

Acesse os materiais de ajuda e orientações sobre o site clicando aqui

Conheça mais sobre o SoundCloud clicando aqui

Categorias
Armazenamento em Nuvem

OWNCLOUD

File:OwnCloud logo and wordmark.svg - Wikimedia Commons

ownCloud é um sistema de computador mais conhecido como “serviço de armazenamento e sincronização de arquivos”. Como tal, ownCloud é muito semelhante ao amplamente usado Dropbox, cuja principal diferença é que ownCloud é gratuito e open-source, e permitindo assim qualquer um de instalar e operar sem custo em um servidor privado, sem limite de espaço de armazenamento (com exceção da capacidade do disco rígido) ou o número de clientes conectados.

Conheça mais sobre o ownCloud clicando aqui

Documentação e Guias tutoriais